Busca

A existência de resíduos químicos em alimento é uma preocupação pois já foram relatados diversos casos de entoxicação devido a presença de contaminantes. A remoção desses resíduos químicos de alimentos como frutas e legumes está relacionada a muitos fatores, como as propriedades do produto químico, o tipo de vegetal, o procedimento de processamento e a aplicação do produto químico.

Agora, quanto mais tempo um pesticida estiver em uma cultura, mais difícil é removê-lo. Uma maneira mais simples e eficaz de reduzir a exposição a resíduos químicos é descascar frutas antes de comer, ou aparar camadas externas de vegetais, como cebolas, antes de cozinhar. Sendo que a imersão em um banho químico é o método mais eficaz para remover o resíduo químicos. Dentre os agentes químicos,  o uso de bicarbonato de sódio tem sido apontado como uma forma de remover resíduos químicos. 

Um estudo de 2017, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, observou que uma solução de bicarbonato de sódio de duas colheres de chá por litro de água era mais eficaz que a água sanitária, levando de 12 a 15 minutos para remover a maioria dos pesticidas não sistêmicos aplicados recentemente. resíduos. Lavar os vegetais em água fervente por um minuto é outro método muito bom, se for seguido mergulhando-os em água gelada ou enxaguando sob água corrente fria para remover qualquer produto ou metabólito degradado que for formado. 

Fonte: Portal do clube da química

Materiais Exclusivos
Conheça nossos materiais exclusivo para professores e enriqueça suas aulas.

Vamos Conversar?

Me siga nas redes sociais e vamos trocar idéias.

Newsletter do Alex

Cadastre-se para receber meus informativos diretamente em seu e-mail.