A nossa água do dia a dia nós tomamos banho, bebemos, enfim usamos para nossas atividades diárias em praticamente todos os locais onde estamos. No caso do laboratório a água de beber não é adequada para a maioria dos testes laboratoriais, preparação de soluções, equipamentos de calibração ou limpeza de produtos de vidro. No laboratório precisamos de águas purificadas, dentre as quais as mais usadas é a destilada e desionizada. A água destilada é um tipo de água desmineralizada que é purificada por destilação. A água usada para produzir água destilada geralmente é a água de torneira, preferencialmente é recomendada água de nascente ou subterrânea. O processo é relativamente simples, sendo o vapor da água sendo fervida condensado produzindo a água destilada. A maioria dos minerais e certas outras impurezas são deixadas para trás, mas a pureza da água fonte é importante porque algumas impurezas (por exemplo, orgânicos voláteis, mercúrio) se vaporizarão juntamente com a água. A destilação da água remove os sais e partículas.
Por sua vez, a água desionizada é produzida a partir de água da torneira, água de nascente ou água destilada. O processo consiste em passa essas águas através de uma resina carregada eletricamente. Geralmente, é utilizada resinas de troca iônica carregadas positiva e negativamente. Assim, quando os cátions e ânions dissolvidos na água são adsorvidos pelas resinas de troca iônica. A água desionizada é tão reativa que devem ser mantidas isoladas do ar, pois quando exposta o dióxido de carbono é dissolvido para produzir H + e de HCO 3 – , reduzindo o valor de pH geralmente para 5,6. A desionização não remove espécies moleculares (por exemplo, açúcar) ou partículas orgânicas não carregadas (a maioria das bactérias, vírus).
Supondo que a água da fonte foi torneira ou água de nascente, a água destilada é pura o suficiente para quase todas as aplicações de laboratório. É usado para:
- solvente para preparar a solução
- blank analítico
- padrão de calibração
- limpeza de produtos de vidro
- esterilização de equipamentos
- fazendo água de alta pureza
A pureza da água desionizada depende da água da fonte. É utilizada água desionizada quando é necessário um solvente macio. É usado para:
- aplicações de resfriamento onde é importante evitar depositar minerais
- autoclaves de microbiologia
- muitas experiências químicas envolvendo compostos iónicos
- lavar louça, especialmente o enxágüe final
- preparação de solventes
- espaços em branco analíticos
- padrões de calibração
- em baterias
Como você pode ver, em algumas situações, a água destilada ou desionizada é adequada para usar. Por ser corrosiva, a água desionizada não é utilizada em situações que envolvam contato a longo prazo com metais.
Fonte: ThoughtCo (Portal do clube da química)